O que é o selo cruelty free? Conheça marcas que não testam em animais

16/09/2022

Sustentabilidade

Você já ouviu falar do selo cruelty free? Aprenda o que significa isso para uma marca e quais produtos não são testados em animais!

Em busca de uma vida mais saudável, sustentável e com menos impacto no meio ambiente, muitos consumidores têm procurado produtos cosméticos que possuam o selo cruelty free. Mas você sabe o que significa isso?

Há uma diferença entre produtos veganos e cruelty free, apesar de terem filosofias similares. Tudo isso faz parte de uma tendência de consumo, na qual clientes exigem cada vez mais ética e transparência das marcas.

Quer aprender então o que é cruelty free, como uma empresa pode conseguir esse selo e quais marcas no Brasil atendem a esses requisitos? Confira abaixo.

O que é cruelty free?

A expressão cruelty free, traduzida literalmente do inglês, significa “livre de crueldade”. Se uma marca de cosméticos possui um selo cruelty free significa que essa empresa não testa seus produtos em animais¹.

Isso inclui não só a própria produção da fabricante, como também os insumos e itens feitos pelos seus fornecedores¹.

Uma dúvida que surge recorrentemente é sobre qual é a diferença entre o que significa ser cruelty free e vegano.

Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem em sua composição nenhum ingrediente que seja derivado de animais. Além disso, eles também são cruelty free e não realizam testes neles².

Já quem possui o selo cruelty free indica que ao menos a empresa não faz testes em animais². Uma marca pode ter essa certificação e também ser vegana, ou pode ter apenas o selo.

Mas qual é a importância deste selo de produtos não testado em animais? Ou melhor, o que ele indica de fato na prática? 

Qual é a importância do selo cruelty free?

Os testes em animais na indústria cosmética são feitos desde o início do século XX. Isso começou após uma mulher ficar cega depois de usar um rímel3.

Atualmente, os experimentos que são feitos em animais incluem4:

  • remover cirurgicamente órgãos ou tecidos;
  • forçá-los a inalar gases tóxicos;
  • injetar ou forçar a alimentação deles com substâncias potencialmente nocivas.

Entre os animais que podem ser usados para testes em laboratórios estão ratos, peixes, pássaros, cachorros, macacos e coelhos4.

De acordo com a ONG Te Protejo, mais de 100 milhões de animais morrem por ano por causa dessas práticas³.

Entre as alternativas aos testes em animais que são sugeridas pela organização Cruelty Free International estão5:

  • cultura de células: podem ser cultivadas em laboratórios;
  • tecidos humanos: tanto tecidos saudáveis quanto doentes podem ser doados por voluntários humanos. Isso pode ser feito a partir de cirurgias (como as estéticas, de transplante ou biópsia), ou por meio da obtenção após a morte de uma pessoa;
  • modelos de computador: com os avanços da tecnologia, já temos a capacidade de modelar ou replicar aspectos do corpo humano por meio de computadores.

Por conta dessas possibilidades e da crueldade com os animais, tem crescido o número de consumidores que buscam empresas com o selo cruelty free, especialmente na área de cosméticos.

Mas você sabe como uma empresa pode conseguir o selo cruelty free e como é possível verificar a sua procedência e autenticidade?

Confira abaixo!

Como conseguir o selo cruelty free?

O selo cruelty free pode ser concedido por diversas organizações. Entre as mais reconhecidas internacionalmente estão³:

  • Peta (EUA);
  • Leaping Bunny (EUA/Canadá);
  • Cruelty Free International (Reino Unido);
  • Choose Cruelty Free (Austrália);
  • Acene (Espanha);
  • BDIH (Alemanha);
  • Natrue (Europa);
  • One Voice (França);
  • Te Protejo (América Latina).

No Brasil, também temos o Selo SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira). Ele é dado aos produtos que não passaram por testes em animais em nenhuma das etapas de fabricação e que não possuem ingredientes de origem animal6.

Cada organização indica como funciona o seu processo de certificação no próprio site³.

Essa certificação indica um compromisso da marca de ter políticas sustentáveis e respeitosas com os animais, além de provar a veracidade dessas informações³.

Essa confirmação envolve a manufatura, insumos, fornecedores, processo e produto final. Para isso, a avaliação é feita por meio da análise de documentos oficiais e confidenciais que as marcas só compartilham com essas organizações³.

Além disso, são feitas reuniões e são avaliados documentos, contratos, auditorias, entre outros. Tudo para tornar o processo transparente e confiável para os consumidores e seguro para as empresas³.

Em geral, o selo cruelty free dura um ano e deve ser renovado, passando pelo mesmo processo³.

Além de procurar no site dessas organizações a lista de marcas cruelty free, você pode ler os rótulos dos itens que compra. Ali são exibidos os selos e certificações nacionais e internacionais que garantem a procedência dessa informação6.

Quais marcas são cruelty free no Brasil?

De acordo com a PETA, mais de 150 marcas são cruelty free no Brasil. Se você quiser detalhes de cada uma delas, pode acessar este link. Na página da ONG Te Projeto você também encontra quais empresas são certificadas por eles.

Entre essas marcas cruelty free que estão certificadas pela Peta está a brasileira Simple Organic, que também é vegana e natural.

Entre os produtos da Simple Organic que você encontra na Inspire 360* estão soluções de vitamina C, niacinamida e ácido glicólico, maquiagens, sabonetes e hidratantes para a sua rotina de skincare, além de shampoos e condicionadores sólidos.

A Inspire 360* é uma plataforma que foi criada para reunir as marcas favoritas dos consumidores e dos dermatologistas aliados aos propósitos que você não abre mão.

Nisto estão incluídos o cuidado com o meio ambiente, com a causa animal e social. Com isso, a Inspire 360 é uma plataforma de beleza e autocuidado que tem responsabilidade com o futuro.

Conheça a Inspire 360 e faça parte do nosso clube de vantagens* que é bom para você e para o meio ambiente!

*hiperlinks pendentes

Marcas que trabalhamos