Poros dilatados: descubra como contornar a condição!

22/04/2024

Skincare

Um dos grandes desafios de quem tem pele oleosa é minimizar os poros dilatados. Saiba quais são as causas e o que fazer para melhorar a aparência da pele!

Os poros dilatados são uma preocupação comum para homens e mulheres em todo o mundo, sendo uma condição particularmente relevante para os brasileiros.

Isso porque as variações de temperatura e umidade no Brasil afetam diretamente a saúde da pele, resultando em um desequilíbrio da barreira cutânea.

Embora tais variações climáticas sejam a principal causa dos poros abertos, há diversos outros elementos que também podem influenciar e até agravar o quadro, como questões genéticas e até mesmo algumas práticas diárias.

Por este motivo, ao longo deste artigo, vamos mostrar o que causa poros dilatados e mergulhar numa rotina simples de cuidados para melhorar a aparência dos poros abertos!

Se você sofre com poros dilatados e quer conquistar uma pele impecável, leia até o final e anote todas as dicas. Boa leitura!

O que causa poros dilatados?

Antes de mergulharmos no guia de como diminuir poros dilatados, você precisa compreender que eles são uma parte natural da pele. Os poros são o local de saída do pelo, do suor e do sebo; este, o óleo natural que garante a lubrificação adequada da nossa pele¹.

Como falamos anteriormente, há muitos fatores que causam a dilatação dos poros, sendo os principais associados à predisposição genética, alterações hormonais e influências externas¹.

Então, podemos destacar que as causas mais comuns são o excesso de produção de oleosidade na pele, os danos causados pelos raios solares, o envelhecimento e o desequilíbrio hormonal¹.

Viu só como tanto as alterações internas quanto externas do nosso corpo contribuem para a dilatação dos poros? A seguir, vamos te mostrar os tipos de pele e como são identificados os poros em cada uma delas.

Poros x Tipos de pele

Pele normal

A pele considerada normal possui uma textura saudável e aveludada, produzindo uma quantidade adequada de sebo, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, os poros são pequenos e pouco visíveis nesse tipo de pele ².

Pele seca

A pele seca é caracterizada pela perda excessiva de água, então, os poros são pouco visíveis, há também falta de luminosidade e propensão à descamação e vermelhidão².

Além disso, há uma maior tendência ao surgimento de pequenas linhas e fissuras.

Pele oleosa

A pele oleosa apresenta um aspecto mais brilhante e espesso, devido à produção elevada de sebo. Além da predisposição genética, fatores, como desequilíbrios hormonais, exposição excessiva ao sol e altas temperaturas, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto índice de açúcar, carboidratos e gorduras contribuem para a oleosidade cutânea².

A pele oleosa apresenta maior predisposição para os poros dilatados e contribuem para a formação de cravos e espinhas.

Pele mista

Por fim, este é o tipo de pele mais comum e exibe características tanto oleosas quanto normais/secas. A "zona T" (testa, nariz e queixo) apresenta um aspecto oleoso com poros dilatados, podendo ser propensa à acne, enquanto as bochechas e extremidades podem mostrar sinais de ressecamento².

Afinal, como diminuir poros dilatados?

Antes de mais nada, saiba que não é possível reduzir permanentemente os poros dilatados¹. Por outro lado, você vai entender como melhorar a aparência dos poros abertos com alguns hábitos que previnem a dilatação!

As etapas de cuidados que vamos te apresentar auxiliam no controle do excesso de oleosidade e impurezas. Além disso, existem alguns produtos que, por mais que não sejam uma solução permanente, contribuem para uma aparência mais lisa da pele.

Agora que já demos uma introdução de como diminuir os poros dilatados, vamos ao foco deste artigo: o que é bom para limpar os poros do rosto?

O que é bom para limpar os poros do rosto?

Para diminuir os poros dilatados, a limpeza de pele é fundamental, isso inclui uma rotina de skincare que tenha não apenas a limpeza adequada, mas também a esfoliação, tratamento, proteção e cobertura, independentemente do tipo de pele. Listamos como cada etapa deve ser realizada:

Etapas para uma boa limpeza dos poros

1. Limpeza

Lave o rosto duas vezes ao dia para desobstruir os poros e controlar a oleosidade. Para isso, use sabonetes faciais que possuam substâncias que melhorem a renovação celular e controlem a produção de sebo.

O indicado é fazer a limpeza de manhã e à noite, evitando água quente e excesso de atrito³.

2. Esfoliação

A etapa da esfoliação é de extrema importância, e deve ser feita, de no máximo, 1 a 2 vezes por semana para eliminar células mortas e reduzir a dilatação dos poros.

Lembre-se: não faça todos os dias, pois isso pode causar danos e até mesmo piorar a aparência dos poros³.

3. Hidratação

A pele, quando bem hidratada, mantém sua barreira protetora intacta³, prevenindo a perda excessiva de água e evitando a produção excessiva de óleo como mecanismo de compensação.

Dessa forma, para garantir o equilíbrio hídrico adequado, opte por produtos específicos para o seu tipo de pele, como géis ou loções oil-free, que oferecem hidratação sem obstruir os poros.

4. Tratamento para poros

Você pode incluir alguns tratamentos à noite, como por exemplo o retinol, para auxiliar a firmeza da pele e combater a dilatação dos poros. No entanto, é imprescindível consultar um médico especialista para identificar as necessidades específicas da sua pele³.

Isso serve não somente para a utilização do retinol, mas também para outros ativos como vitamina C, niacinamida, etc.

5. Proteção

O protetor solar é seu melhor amigo, pois é o grande protagonista quando o assunto é prevenir danos do sol, os quais influenciam diretamente na dilatação dos poros³.

A indicação é sempre utilizar FPS 30 ou superior, e você pode escolher algum que seja específico para o seu tipo de pele, como o matte para peles oleosas ou os mais fluidos para peles secas e mistas.

6. Cobertura

Opte por maquiagens não comedogênicas que sejam livres de óleo para evitar o acúmulo de impurezas³.

Hoje, o mercado de maquiagens está bem equipado e oferece muitas opções para cada tipo de pele. Então, faça uma pesquisa minuciosa e verifique também os comentários de pessoas que já utilizam determinado produto antes de efetuar a sua compra.

Como melhorar a aparência dos poros abertos?

Embora a limpeza de pele seja o ponto de partida para uma pele sem impurezas e com menos poros dilatados, há também produtos que podem ser utilizados no dia a dia, os quais auxiliam na melhora da aparência dos poros abertos. Um exemplo são os primers com efeito blur.

Como você chegou até aqui, nada mais justo que um bônus de quais produtos para poros dilatados você pode utilizar na sua rotina, não é mesmo?

Aqui vão eles:

  • O Primer Blur Effect — Simple Organic é um produto de skincare poderoso, que reduz a aparência dos poros no rosto e, ainda, suaviza linhas finas e alivia a acne. Além disso, tem a capacidade de controlar a oleosidade por até 8h, deixando a pele com aspecto aveludado perfeito!
  • Já o Primer Facial com Vitamina C da Bioage Skincare é um uniformizador pré-maquiagem, enriquecido com os benefícios hidratantes da vitamina C. Inclusive, é a escolha ideal para o controle da oleosidade, pois disfarça imediatamente os poros e imperfeições, resultando em uma make mais duradoura!
  • Por fim, mas não menos importante, temos o Rejuvenescedor Facial Ivy C Acqua 30ml, composto por Vitamina C Pura nanoencapsulada, que garante maior estabilidade e melhor permeação do ativo na pele. Sua fórmula também leva ácido hialurônico de alto, médio e baixo pesos moleculares, resultando em uma pele triplamente hidratada! E o principal, apresenta dois ativos, Myniporil e Affipore, que são específicos para o tratamento dos poros dilatados!

Conte com a Inspire360 para auxiliar nos cuidados da sua pele! Acesse nossa plataforma e encontre tudo o que você precisa para manter a saúde da sua pele impecável.

Marcas que trabalhamos