O que é a rosácea? Aprenda como amenizar essa condição com 3 dicas de skincare
04/08/2022
Skincare
A nossa pele merece todo cuidado que podemos dar para ela, afinal ela protege o nosso corpo e a nossa saúde.
A nossa pele merece todo cuidado que podemos dar para ela, afinal ela protege o nosso corpo e a nossa saúde. Por isso, quando o rosto fica muito vermelho e surgem lesões que parecem espinhas, é fundamental que você busque ajuda e informações sobre o tema. Entre elas, é vital saber o que é a rosácea e como é possível tratar essa situação.
A rosácea é um quadro inflamatório da pele que costuma ser confundido com diversas outras condições, como acne, alergias e queimaduras solares. Mas ela possui causas, sinais e soluções distintas.
Quer entender como cuidar melhor da sua pele se você sofre com essa doença? Aprenda o que é a rosácea, quais são seus sintomas, tipos e tratamentos!
Rosácea: o que é e quais são as suas causas?
Muitas pessoas confundem a rosácea com alergias, queimadura solar4 e até mesmo acne, por conta da vermelhidão e das pústulas.
Por isso é interessante aprender o que é a rosácea e quais são as suas características. Dessa forma, você poderá realizar um tratamento adequado e que não seja agressivo para a sua pele.
A rosácea é uma doença crônica vascular inflamatória da pele¹. Ela afeta especialmente as maçãs do rosto², mas também os olhos e as gengivas³.
A origem exata dessa enfermidade não é conhecida, mas é comprovado que há uma predisposição individual para esse quadro¹. Ela pode surgir por conta da combinação de fatores como4:
- sistema imunológico alterado;
- reações inflamatórias e microrganismos da pele;
- lesões por raios ultravioletas;
- disfunção dos vasos sanguíneos;
Também se sabe que ela é mais comum em pessoas brancas e descendentes de europeus. Além disso, aproximadamente 30% dos que sofrem com ela possuem casos na família, ou seja, é provável que haja uma base genética¹.
Apesar de não ter todas as suas origens totalmente esclarecidas, é possível estar atento aos gatilhos que desencadeiam a rosácea, como²:
- exposição solar;
- consumo de bebidas alcóolicas e condimentos;
- estresse;
- prática de atividades aeróbicas.
Essa condição é muito comum no Brasil, particularmente entre mulheres com idade de 30 a 50 anos¹, de pele clara e com tendência a corar mais facilmente7.
No caso do público masculino, eles estão mais propensos a ter um quadro mais grave que evolui para rinofima, um aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação de folículos¹.
Entendeu o que é a rosácea? Confira os seus sintomas característicos!
Quais são os sintomas da rosácea? Conheça os 10 principais
Depois de compreender o que é a rosácea, você provavelmente deve estar se perguntando como pode reconhecê-la.
Para isso, é essencial estar atento aos seguintes sintomas¹ ² ³:
- pele sensível, geralmente mais seca;
- irritação e sensação de ardência;
- pápulas e pústulas que lembram a acne;
- edemas e nódulos;
- aparecimento de vasos finos e dilatação permanente destes;
- olho seco e sensível à inflamação nas bordas das pálpebras;
- períodos de sensação de vermelhidão e calor na pele (flushing facial);
- rinofima (espessamento da pele do nariz);
- coceira;
- intolerância ao uso de cosméticos.
Se você identifica esses sinais na sua pele, é imprescindível que busque o apoio de um dermatologista!
Quais são os 4 tipos de rosácea?
Além de reconhecer os seus sintomas, é interessante saber que existem quatro tipos de rosácea1,4:
- Eritemato-telangectasica: caracterizada pelo surgimento de vasos que afetam principalmente a região central da face;
- Papulopustuloso: apresenta pápulas e pústulas que podem ser confundidas com a acne;
- Fimatoso (Rinofima): esse tipo de rosácea provoca o espessamento da pele, particularmente do nariz;
- Ocular: afeta os olhos e pode se manifestar sozinho ou junto com outros tipos de rosácea.
Essas informações são úteis para você compreender em detalhes o quadro e procurar ajuda quando julgar necessário. Mas lembre-se de que apenas um médico pode diagnosticar qual é o seu tipo de rosácea.
3 tratamentos para a rosácea
Se você está buscando um tratamento para a rosácea, saiba que ela não tem uma cura permanente4. No entanto, há diversas alternativas indicadas para controlar os danos causados por ela e melhorar bastante o seu aspecto3,4.
As soluções que podem ser prescritas por um dermatologista incluem¹:
- remédios: como antimicrobianos e antiparasitários orais e tópicos;
- procedimentos dermatológicos: o laser ou a luz pulsada podem ser usados para o tratamento de vasos pequenos. Já a radiofrequência e a dermoabrasão servem para o rinofima;
- cirurgia: a abordagem cirúrgica também pode ser uma alternativa para o rinofima.
Mas atenção: o uso de medicamentos inadequados pode provocar o aparecimento de lesões ou ainda piorar o seu estado. Por isso, nunca se automedique e conte com o acompanhamento de um dermatologista³.
Além dessas soluções, uma rotina de skincare específica para a sua pele sensível colabora bastante com o controle da rosácea. Isso porque há muitos produtos que podem ser agressivos para quem tem essa condição5.
Para isso, você pode colocar em prática uma skincare para peles com rosácea em três passos6:
- limpeza: escolha um sabonete gentil, que seja agradável e benéfico para peles com rosácea. Aplique-o com os seus dedos, fazendo círculos, e retire o produto com água morna. Passe gentilmente uma toalha limpa e de preferência de algodão;
- hidratação: a hidratação ajuda a manter a água na sua superfície cutânea, o que pode reduzir a irritação causada por essa doença;
- proteção: a exposição aos raios UV pode piorar a rosácea e é um de seus gatilhos. Por isso, os dermatologistas recomendam usar um protetor solar diariamente, mesmo nos dias nublados. Essa inclusive é uma das principais dicas para evitar a rosácea.
Entre os benefícios de realizar um skincare usando produtos para a rosácea, que sejam gentis com a sua pele, estão6:
- reduzir os episódios da doença;
- auxiliar na sensação de conforto;
- melhorar os resultados do seu tratamento.
Mas você sabe quais itens pode utilizar para isso? Veja abaixo!
Quais produtos para a rosácea posso usar?
Tão importante quanto cuidar da sua pele é cuidar do meio ambiente. Já imaginou se você pudesse aliar um consumo que respeita os limites do planeta com formulações eficazes e adequadas para amenizar a rosácea?
Para isso, você pode contar com a Inspire 360*, uma comunidade de consumidores, empresas e profissionais que acredita no consumo consciente na área da beleza.
Esse é um espaço para o seu autocuidado que reúne as melhores marcas com os propósitos que você não abre mão.
Entre os produtos para rosácea que você encontra nela estão: a Espuma Facial Sensitive Skin, da Simple Organic, a Água Micelar Epidrat Calm, da Mantecorp Skincare, e o Fluido Hidratante 3D, da Bioage*. Em conjunto, eles formam uma perfeita rotina de skincare!
A espuma de limpeza Sensitive Skin* é um produto com fórmula cuidadosamente elaborada para atender peles sensíveis. Ela é multifuncional e possui alta performance por conta dos seus tensoativos suaves, que limpam sem agredir.
A água micelar Epidrat Calm*, por sua vez, é ideal para o uso diário na remoção de impurezas e maquiagem. Ela tem uma ação 4 em 1: limpa, hidrata, acalma e demaquila. Com seus ativos antipoluição e hidratantes, promove uma limpeza sem agredir a pele. Além disso, traz uma sensação de frescor, conforto e bem-estar logo após a sua aplicação.
Por fim, o Fluido Hidratante 3D* possui uma ação calmante e refrescante, ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos da poluição, do vento, da baixa umidade e do ar condicionado. Ele é ideal para uso como pós-sol, pós-barba, pós-laser, pós peeling ou até mesmo como hidratante diário.
Quer conhecer melhor esses itens e a nossa plataforma? Acesse o nosso site* e faça parte de um clube de vantagens que tem responsabilidade com o futuro e com a saúde e beleza da sua pele!
*hiperlinks pendentes

Últimas notícias
-
Skincare
10/07/2024O que é peeling de fenol + Cuidados pré e pós-procedimento
-
Skincare
10/07/2024Preenchimento labial: o que é? Para que serve? Prós e contras
-
Skincare
10/07/2024O que é microagulhamento e como funciona? Benefícios e mais
-
Skincare
10/07/2024Peeling químico: principais tipos, benefícios e cuidados
-
Skincare
10/07/2024O que é skinbooster? Para que serve + 5 benefícios
-
Skincare
10/07/2024Implante capilar: como funciona? Para quem é indicado?