Descubra o que causa foliculite na barba e como tratá-la!

22/04/2024

Masculino

Foliculite na barba é uma condição que afeta a autoestima dos homens, mas que tem tratamento. Saiba quais são as causas e como amenizar os sintomas!

Uma das principais fontes de insatisfação do público masculino é a foliculite na barba, uma condição estética que impacta diretamente os folículos pilosos, desencadeando inflamação e, por vezes, infecção bacteriana¹.

Esse quadro, que se assemelha muito à acne, pode desaparecer com o tempo por conta própria ou se cronificar². No entanto, é preciso levar em consideração alguns cuidados para que os surtos não sejam agravados.

Ao longo deste artigo, você irá conferir o que é foliculite de barba, suas principais causas e como funciona o tratamento. Boa leitura!

O que é foliculite de barba?

A foliculite é uma inflamação cutânea que tem início nos folículos pilosos. De modo geral, pode ser desencadeada por uma infecção bacteriana ou fúngica ou mesmo por uma inflamação resultante de um pelo encravado na barba³.

Ela pode causar coceira ou dor nas áreas depiladas no período de um ou dois dias após o barbear, seguido pelo surgimento de pequenas elevações e vesículas com pus⁴. 

Como o rosto é a área mais comum para fazer a barba, isso explica por que muitas vezes a foliculite ocorre nesta região. Nos homens, a área mais propensa a ser afetada é a região do pescoço, seguida pelas bochechas e queixo⁴.

Mas o que causa foliculite? O que está por trás do desenvolvimento desta infecção? É isso que te explicaremos a seguir!

O que causa foliculite?

Nossa pele tem sua própria defesa natural. Portanto, quando é agredida por agentes, como bactérias e fungos, pode gerar lesões, favorecendo o desenvolvimento da foliculite. Em termos simples, trata-se de uma lesão na pele causada por uma infecção no folículo piloso, geralmente desencadeada pela bactéria Staphylococcus⁵.

Além do ato de se barbear, algumas das principais causas da foliculite na barba incluem²:

  • pelos encravados, quando não conseguem emergir corretamente através da pele²;
  • bactérias e fungos²;
  • produtos de cuidado facial inadequados, como loções ou géis agressivos, os quais podem irritar a pele e contribuir para o desenvolvimento da foliculite na barba²;
  • predisposição genética²;
  • imunossupressão, condições que comprometem o sistema imunológico, como doenças crônicas ou o uso prolongado de medicamentos imunossupressores, podem aumentar a suscetibilidade à foliculite².

Agora, dentre os principais sintomas de foliculite na barba, destacam-se³:

  • coceira intensa e irritação na área afetada³;
  • desenvolvimento de pequenas elevações vermelhas (pápulas) ou protuberâncias cheias de pus (pústulas) ao redor dos folículos pilosos³;
  • sensação de dor ou desconforto, especialmente durante o ato de barbear³;
  • vermelhidão na área infectada por conta da inflamação³;
  • em casos mais graves, pode ocorrer a formação de crostas na área afetada³;

Caso tenha identificado algum desses sintomas, é imprescindível consultar um médico especialista para um diagnóstico completo e individual. Assim, as chances de sucesso no tratamento são ainda mais significativas.

Dito isso, vamos entender como tratar foliculite na barba? Continue a leitura descubra

Como tratar foliculite na barba?

O tratamento da foliculite na barba envolve abordagens focadas na redução da inflamação, além de combater infecções bacterianas ou fúngicas e prevenir recorrências².

Compressas de água quente

Em primeiro lugar, temos a aplicação de compressas quentes na área afetada. Essa medida não apenas alivia a inflamação, mas também promove a abertura dos poros, facilitando a drenagem de pústulas, caso presentes².

Limpeza

Você também deve manter uma limpeza suave com sabonetes adequados para o seu tipo de pele². Ao mesmo tempo que eles removem bactérias, também previnem infecções secundárias.

Suspender o barbear

A suspensão temporária do barbear também é aconselhada, pois a pele precisa se recuperar. Quando voltar a se barbear, utilize lâminas afiadas e adote técnicas adequadas para evitar irritações adicionais².

Produtos faciais

A escolha de produtos faciais suaves, como um hidratante para rosto masculino — sem álcool —, ajuda a manter a pele hidratada e reduz o risco de irritações².

Além disso, a esfoliação regular da pele é uma opção para prevenir a formação de pelos encravados, um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da foliculite na barba².

Medicamentos específicos para foliculite na barba

Em casos mais graves, o uso de antibióticos pode ser necessário, por exemplo, antibióticos tópicos ou a administração de antibióticos orais². Porém, não esqueça: eles devem ser prescritos somente por um profissional médico habilitado!

Além disso, algumas pomadas anti-inflamatórias contendo corticoides podem ser indicadas para reduzir a foliculite inflamada.

Quais produtos podem amenizar os sintomas da foliculite na barba?

Destacamos todos os cuidados que você precisa tomar para melhorar a aparência da sua pele e amenizar o desconforto causado pela foliculite na barba.

Como mencionamos, manter uma limpeza adequada da região afetada é fundamental, além é claro, de garantir a hidratação para evitar o ressecamento excessivo.

Para isso, você pode contar os produtos faciais masculinos da Inspire 360!

O Urby Men Sabonete Líquido, da Mantecorp, é um gel de limpeza específico para a pele masculina, ideal para a remoção de impurezas sem causar irritação. O mais interessante é que ele também controla a oleosidade e reduz os pelos encravados que causam a foliculite na barba!

Para complementar os cuidados, você pode adicionar à sua rotina o Urby Men Hidratante facial e pós-barba, que possui ativos calmantes que ajudam a recuperar a integridade da pele sensibilizada e reduz a vermelhidão. Fácil de espalhar e de rápida absorção!

Quer conhecer a nossa plataforma e fazer parte de um clube de vantagens que tem responsabilidade com o futuro e com a saúde e beleza da sua pele? Navegue pelo nosso site!

Marcas que trabalhamos